lbl-bem-vindo

Quem faz

Médico e chef de formação e vocação, Luiz Ney aprendeu as técnicas do tradicional leitão à pururca com seu pai e seu avô, muito antes de inventar o famoso pururucador. O aparelho usado pelo chef dá o toque especial à sua receita, uma das mais aclamadas pelos guias turísticos do Brasil. O processo manual impede a queima e o ressecamento, mantendo a carne suculenta e a puruca crocante.

A seleção da carta de vinhos e a harmonização das bebidas com a refeição é responsabilidade de sua filha, a sommelier Sabrina.

leitaodoluizney - tiradentes - mg
receita-leitao

O Porco

Crocante por fora, macio e suculento por dentro. Após uma semana marinando em uma mistura de ervas, vinho, cachaça e outras especiarias, o leitão é lentamente assado em um processo de 7 horas. A pururucação é feita durante o almoço, e os clientes podem acompanhar o processo junto ao chef. Diferente da técnica usualmente utilizada, o Leitão do Luiz Ney não utiliza o banho de óleo fervente. O pururucador permite que a pele seja transformada em torresmo, sem queimar a carne além do necessário.

A especialidade do almoço é servido com um buffet completo, com direto a entrada, acompanhamentos e sobremesa.

A Herança

Prato tradicional em Minas Gerais, o famoso Leitão a Pururuca do Luiz Ney tem uma receita passada de pai pra filho e aprimorada ao longo dos anos pela família. Enquanto a usual preparação do prato leva óleo fervente para pururucar a pele do leitão, Luiz Ney aproximava os pedaços de porco da brasa, torresmando a pele do bicho.

A renovação da receita veio com a invenção do pururucador. O aparelho funciona como uma grelha manual e permite a execução da técnica com perfeição, mantendo a carne do porco suculenta por dentro e crocante e sequinha por fora.

leitaodoluizney - tiradentes - mg